quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Design Thinking

Boa tarde!

Hoje resolvi falar de um tipo de design que até então não conhecia, e achei interessante compartilhar com vocês. É sobre o Design Thinking.

Design Thinking

Fonte de pesquisa

Design Thinking seria os conjuntos de métodos e processo para abordar problemas relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Como uma abordagem, é considerada a capacidade para combinar empatia em um contexto de um problema, de forma a colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto; criatividade para geração de soluções e razão para analisar e adaptar as soluções para o contexto. Adotado por indivíduos e organizações, o design thinking tem visto sua influência crescer entre diversas disciplinas na atualidade, como uma forma de abordar e solucionar problemas. Sua principal premissa é que, ao entender os métodos e processos que designers usam ao criar soluções, indivíduos e organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação a fim de elevar o nível de inovação.

Assim, ao utilizar métodos e processos utilizados por designers, o design thinking busca diversos ângulos e perspectivas para solução de problemas, priorizando o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares em busca de soluções inovadoras. Para que tal ocorra, o Design Thinking propõe que um novo olhar seja adotado ao se endereçar problemas complexos, um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis para elas, mas que ao mesmo tempo são financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade.

A noção de design como uma "forma de pensar" surgiu a partir de 1969, nas ciências, no livro The Science of the Artificial de Herbert A. Simon e mais especificamente à partir de 1973 na engenharia com Experiences in Visual Thinking de Robert Mckim.

O Design Thinking no Brasil

Sua influência na maneira que as empresas pensam também vem crescendo, como grandes nomes Itaú, Bradesco, Whirlpool, Mapfre e outros desenvolvendo capacidades internas em direção a abordagem.

Foi lançado em 2011 um livro no Brasil, o Design Thinking Brasil, que traz cases, pontos de vistas e ferramentas sobre o tema revistos com uma lente cultural local.

Esse tema tem ganhado muita importância devido à inclusão recente de camadas mais pobres da sociedade no universo do consumo. Então as empresas estão buscando lidar com esse público, que seja novo, que tem necessidades diferentes de seus consumidores tradicionais.

As primeiras empresas de consultoria a se dedicar exclusivamente a abordagem no Brasil foram a Design Loyalty e a Push service design, fundadas por Tennyson Pinheiro e Luis Alt, essas empresas posteriormente se tornaram parte da inglesa live|work, com sede em São Paulo.

Espero que tenham gostado do assunto. Acho que é um assunto que irá crescer ao longo do tempo, e fará a diferença nas empresas, como já faz em algumas.
Para quem quiser comprar o livro Design Thinking Brasil, clique aqui.
Há também um site sobre o assunto, clique aqui para conhecer.

0 comentários: