quinta-feira, março 21, 2013

Filmes Animados

Bom dia!

Muitos falam dos desenhos animados que fizeram mais sucesso, porém eu resolvi falar dos filmes animados mais famosos. Quem nunca assistiu a um filme de desenho junto com o filho, ou sobrinho, ou alguma criança?

Vou começar falando um pouco da história da animação que começou com a Pixar. "No princípio a Pixar era uma companhia de hardware, com seu produto primário sendo o computador Pixar Image Computer. Um dos maiores compradores do computador era a Walt Disney Pictures, que mais tarde em colaboração a Pixar desenvolveu o CAPS, um software que permitia colorizar animação tradicional no computador. O Image Computer nunca fez mais sucesso, e para tentar alavancar vendas, um dos empregados, John Lasseter, produzia curtas animados como Luxo Jr. que mostravam as capacidades do aparelho. Depois a divisão de animação passou a fazer comerciais. Mas Jobs gastava tanto dinheiro na companhia, que só considerou a ideia de vendê-la em 1991, quando após demissões em massa a Pixar assinou um contrato com a Disney por US$26 milhões para fazer três longas animados, o primeiro sendo Toy Story, lançado nos cinemas em 1995."

Então vamos aos filmes. Como foi falado acima, vou colocar o Toy Story como o primeiro.

Toy Story

É conhecido por ser o primeiro longa metragem dos estúdios Pixar e também o primeiro da história totalmente feito por produção gráfica (houve uma tentativa anterior, uma produção chamada The Works, que nunca foi concluída).

Com críticas totalmente favoráveis, o filme arrecadou 191.796.000 dólares nos Estados Unidos (a maior bilheteria de 1995) e 358.100.000 dólares em todo o mundo. Foi seguido de Toy Story 2 em 1999 e Toy Story 3 em 2010.

Madagascar


Madagascar

É um filme de animação gráfica norte-americano lançado em 2005. O filme teve tanto sucesso que acabou gerando duas sequências: Madagascar: Espape para a África e Madagascar 3: Os Procurados. O filme foi dirigido por Eric Darnell e Tom McGrath, e produzido pela DreamWorks Animation SKG.

O leão Alex (Ben Stiller) é a grande atração do zoológico do Central Park, em Nova York. Ele e seus melhores amigos, a zebra Marty (Chris Rock), a girafa Melman (David Schwimmer) e a hipopótomo Glória (Jada Pinkett Smith), sempre passaram a vida em cativeiro e desconhecem o que é morar na selva. Curioso em saber o que há por trás dos muros do zoológico, Marty decidi fugir para explorar o mundo. Ao perceberem a fuga do amigo, Alex, Glória e Melman decidem partir à sua procura. O trio encontra Marty na estação Grand Central do metrô, mas antes que consigam coltar para casa, são atingidos por dardos tranquilizantes e capturados. Eles são embarcados em um navio rumo à África, onde serão colocados em liberdade por um grupo de humanos que quer tirar os animais da vida estressante em cativeiro. Após o grupo de pinguins, formado por Capitão, Rico, Kowalski e Recruta que também estão no navio, para sabotá-lo, o grupo vai parar acidentalmente na ilha de Madagascar, onde precisam encontrar meios de sobrevivência em uma selva verdadeira.

A Era do Gelo

A Era do Gelo

Filme de animação lançado pela 20th Century Fox e produzida pela Blue Sky Studios, realizado no ano de 2002. Contou com a direção de Chris Wedge e do brasileiro Carlos Saldanha. Como o primeiro filme fez sucesso, deu a sequência de mais 3 filmes.

O primeiro filme se passa há 20 mil anos atrás, quando a Terra estava em plena era do gelo. Começa com o esquilo Scrat correndo atrás de sua noz e, em seguida, vários animais em uma migração. Daí, dois animais acabam sendo deixados para trás, sob o risco de morrerem congelados: Manfred, um mamute ranzinza e mau-humorado, e Sid, uma divertida e tagarela preguiça. Enquanto isso, uma mulher acaba sendo perseguida por um grupo de tigres dente-de-sabre e acaba tendo que se jogar de um penhasco para salvar-se e ao seu bebê. Manny e Sid encontram a mulher, que lhes entrega o bebê antes de morrer.

Assim, Manny e Sid têm a missão de devolver o bebê ao grupo de humanos ao qual pertence, que estão indo a um acampamento do outro lado da passagem gacial. Enquanto isso, os tigres dente-de-sabre confiam a Diego a tarefa de capturar o bebê e trazê-lo a eles. Para isso, Diego terá qua atrair Manny e Sid para onde o seu bando está, fazendo-os pensar que eles estão indo até a passagem glacial. O plano de Diego porém, sairá dos conformes quando o tigre se afeiçoar aos dois e, principalmente, ao bebê (e vice-versa).

Procurando Nemo


Procurando Nemo é a quinta animação computadorizada lançada pela bem-sucedida parceria entre os estúdios Disney e Pixar, vencedora do Oscar de Melhor Animação, e indicado aos prêmios de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição de Som e Melhor Roteiro Original.

A animação, completamente em 3D, traz também as tradicionais referências dos filmes anteriores da Pixar, como um mundo onde peixes e outros seres marinhos vivem numa sociedade semelhante à de seres humanos. As primeiras pesquisas para a produção do filme começaram em 1997, seis anos antes, portanto, de sua finalização. A históriade Nemo e Marlin recebeu grande inspiração dos relacionamentos dos diretores com seus próprios filhos. A narrativa era ambientada na Grande Barreira de Coral, na Austrália; para dar maior realidade e autenticidade, as vozes originais dos dubladores eram de atores australianos e que tinham pelo menos uma característica semelhante à sua personagem.


Shrek

Shrek 2
Shrek é um filme norte-americano de 2001, do gênero animação computadorizada, dirigido por Andrew Adamson e Vicky Jenson e estrelando as vozes de Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz e John Lithgow. O filme foi produzido pela DreamWorks Animation, baseado no conto de fadas Shrek! de William Steig. Shrek foi o primeiro filme a ganhar o Oscar de melhor filme de animação, uma categoria introduzida em 2001.
Shrek é um ogro que vivia feliz e sozinho num pântano, em meio à floresta, em uma terra chamada Duloc. Repentinamente, ele vê sua solidão ameaçada quando o governante de Duloc, Lord Farquaad, decide expulsar todas as criaturas mágicas para a floresta. Shrek fica muito irritado e oferece um acordo com Lord Farquaad: ele iria buscar a mulher dos sonhos de Lord Farquaad, a princesa Fiona, que vivia adormecida, aprisionada num castelo guardada por um dragão, e ele tiraria todas as criaturas mágicas da floresta, devolvendo o sossego do pântano. Então Shrek parte em sua missão, acompanhado por um burro falante, que se une a ele por gratidão, pois Shrek teria salvo a sua vida. Os dois conseguem libertar a princesa mas, no caminho de volta a Duloc, quando os dois começam a se conhecer melhor, acabam por se apaixonarem um pelo outro.
Como o filme fez sucesso, deu origem a outras versões, incluindo uma de natal.
Até a próxima!

0 comentários: