Este texto foi retirado de um blog que gosto muito de ler e que até já indiquei em um outro artigo, porém escrevi da forma que interpretei.
Como designer, cada profissional na sua área, queremos encontrar soluções mais criativas para um determinado projeto, porém muitas situações são nossas maiores rivais.
A criatividade nem sempre bate na nossa porta nos oferecendo uma solução, porém podemos fazer algumas ações para ajudar na busca pela inovação e libertação das atitudes engessadas, que podemos chamar de "caixa".
1. Anote tudo
Não ter um caderno de anotações sempre por perto é uma forma de perder várias ideias criativas que passam na sua frente.
As ideias criativas não tem hora nem local para chegar. A criatividade é mais fácil de ser obtida por aquele que está alerta e pronto para registrar as ideias que podem vir a qualquer momento.
Crie o hábito de registrar todas as ideias que se passam na sua mente, seja escrevendo ou fazendo esboços, mesmos que elas pareçam não ter sentido ou criativas, pois mais tarde elas serão muito valiosas.
2. Faça associações
Fazer associações de 2 elementos de universos completamente distintos, mesmo que não tenham nenhuma relação, é uma boa.
É difícil realizar essa associação bem, mas se conseguir estará bem próximo de uma solução inovadora.
3. Mantenha-se informado
Assim como em qualquer outra coisa, manter-se informado é principal. Visite sites com informações relevantes, leia revistas, artigos e livros, até mesmo aqueles que não tem relação com design.
Tudo o que criamos tem uma relação com experiências já vividas, como coisas que viu, ouviu ou até mesmo visitou.
E quando se fala em buscar informações, não se diz respeito somente a internet, mas sim sair da rotina e experimentar outras coisas além da busca e experiência virtual. Como espera obter uma nova ideia ou novo resultado se está sempre fazendo as mesmas coisas?
4. 1% de inspiração e 99% de transpiração
Fui a uma palestra uma vez em que o palestrante falou essa frase várias vezes. E o que a frase quer dizer? Somente 1% do que te leva a criar algo novo é o processo da criação, o principal é o suor, é você correr atrás daquilo que deseja, é o trabalho que te dá realizar aquela solução criativa.
Quantas horas você já dedicou em cima de um esboço buscando a melhor solução para aquele projeto? Quanto mais você tentar sair da caixa mais aumentam as chances de ter uma ideia inovadora.
Como tudo, a criatividade também pode ser trabalhada, exercitada e desenvolvida.

0 comentários:
Postar um comentário